Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    JUDICIÁRIO: STF ainda não divulgou teor da reunião com Dilma; servidores fazem dia de luta por PCS

    Nota do STF não informa se questão salarial foi tratada na reunião entre Dilma e Ayres Britto; para servidores, indefinições reforçam necessidade de mobilização

    O Supremo Tribunal Federal faz mistério sobre o conteúdo e o resultado da primeira audiência entre os presidentes da República, Dilma Rousseff, e do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, após a posse deste. A única informação segura que se tem até o momento é que a reunião de fato aconteceu no Palácio do Planalto, na tarde de terça-feira (29), e teria durado cerca de uma hora e meia.

    A notícia de que o encontro ocorrera gerou expectativa na categoria, já que parece improvável para a maioria que as questões salariais dos servidores não tenham sido tratadas. O STF, no entanto, divulgou nota de três linhas, na manhã desta quarta-feira (30), na qual informa que Ayres Britto “conversou apenas” sobre “a Conferência Rio+20 e sobre assuntos administrativos dos Poderes Executivo e Judiciário”. Aparentemente, o comunicado tenta ‘atender’ a procura de jornalistas por informações sobre a reunião. O Planalto também não divulgou nada sobre o encontro.

    A nota não esclarece que assuntos administrativos seriam esses e se dentre eles está a questão salarial. O silêncio do Supremo com relação ao assunto, numa semana marcada por protestos e paralisações da categoria nesta quarta-feira (30), recebeu críticas de servidores durante manifestações realizadas nos estados.

    Reunião com Ayres Britto

    Dirigente da federação nacional (Fenajufe) e do sindicato de São Paulo (Sintrajud), o servidor Antonio Melquíades, o Melqui, conseguiu falar rapidamente por telefone com o presidente do STF, mas ele não deu detalhes sobre o conteúdo da conversa que teve com Dilma. O dirigente da Fenajufe solicitou então que o ministro recebesse uma comissão de dirigentes da federação para tratar do assunto. Ele concordou e disse que a audiência seria agendada para esta semana.

    Para Melqui, as notícias relacionadas à luta pela aprovação do PCS e as indefinições sobre o desfecho desse processo reforçam a importância e a necessidade de mobilização da categoria e de construção da greve nacional para derrubar o congelamento salarial. Na semana que vem, os trabalhadores do Judiciário Federal de todo país pretendem voltar a Brasília para defender suas reivindicações: vão participar da marcha nacional do funcionalismo, no dia 5 de junho, e pressionar a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, na manhã do dia seguinte, quando o projeto de lei que revisa o plano de cargos e salários da categoria (PL 6613/2009) deverá estar novamente em pauta.

    Por Hélcio Duarte Filho

    Luta Fenajufe Notícias

    Quarta-feira, 30 de maio de 2012

    • Publicações2467
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/judiciario-stf-ainda-nao-divulgou-teor-da-reuniao-com-dilma-servidores-fazem-dia-de-luta-por-pcs/3137121

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)